Tudo que você queria saber sobre Baseline…

Por em setembro 17, 2013 - Visualizado 17987 Vezes

… Mas tinha receio de perguntar.

Então, o que é mesmo baseline?

Este termo está definido no guia de referencia PMBOK do PMI como “um plano aprovado para um projeto +/- mudanças”. Podemos considerar na prática que baseline é a fotografia do plano de projeto em um determinado momento.

Mas por que devemos fixar um baseline?

Este plano aprovado é o que todos os responsáveis pelo projeto concordaram em usar. É com o baseline que os números reais do projeto serão comparados. Os baselines são importantes porque os planos do projeto geralmente mudam. Por isso, o que você pensa que vai fazer hoje, pode não ser o caso daqui a duas semanas. Com um baseline, você pode comparar o que achava que iria fazer com o que você pensa que vai fazer agora.

Quando deve ser estabelecido o baseline?

Normalmente antes de se iniciar a execução do projeto, durante os processos de planejamento.

Quais baselines devemos fixar?

Normalmente as três principais variáveis (ou restrições) em um projeto: Custo, Escopo e Tempo, e todos os planos a elas associados. O mais comumente usado é o baseline de tempo (cronograma). Mas, você também pode ter baselines para orçamentos que capturam a posição financeira original. Você pode usá-los para comparar o quanto você realmente gastou contra o quanto você havia planejado gastar quando se iniciou o projeto.

Quando o baseline deve ser atualizado?

Geralmente quando uma mudança ocorrer no projeto e o Comitê de Controle de Mudanças aprovar que a mudança seja refletida no baseline. Este controle pode ser particularmente útil no final de um projeto, quando você pode voltar e ver como o plano evoluiu.

 

Você achou essa informação valiosa? Por favor, deixe um comentário.

Um Comentário

  1. Everton

    8 de julho de 2015 at 4:36 pm

    Boa tarde Marcelo,

    Você tem alguns exemplos de baselines?

    Ótimo Post,
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 132 attacks.