Seis motivos porque você precisa de um PMO

Por em janeiro 28, 2016 - Visualizado 692 Vezes

Um Escritório de Projetos (PMO) costumava ser um conceito de vanguarda para as empresas com visão de futuro. Agora é uma parte indispensável na maioria das organizações. PMOs ajudam projetos a serem mais bem sucedidos – e projetos são como as empresas alcançam seus objetivos e estratégias. A seguir estão seis razões pelas quais você precisa de um PMO.

  1. Metodologia consistente. A ruína de muitas organizações é quando diversos departamentos ou setores dentro dos próprios departamentos desenvolvem formas caseiras de execução de projetos. Alguns processos podem funcionar muito bem e alguns horrivelmente; o ponto é que não são consistentes entre si ou na organização. Você precisa de uma metodologia comum de gerenciamento de projetos. O PMO permite que todos na empresa falem a mesma língua e acompanhem processos consistentes.
  2. Economias em escala. Não é incomum para uma empresa ter meia dúzia de timesheets ou de aplicações de gerenciamento de projetos sendo usados. Cada um com seu próprio custo financeiro para implementação e treinamento de pessoal. O PMO pode implementar soluções empresariais acessíveis e sustentáveis.
  3. Opiniões objetivas. Departamentos que executam os seus próprios projetos, por vezes, podem ser comparados a uma raposa vigiando um galinheiro. Os gestores do projeto podem estar procurando o status atual de um projeto, mas um gerente de projetos departamental pode ampliar a visibilidade para que seu departamento seja visto em uma luz favorável. O PMO fornece uma opinião imparcial e objetiva a respeito do status de um projeto. Isso é inestimável para as partes interessadas do projeto e executivos da empresa.
  4. Melhoria perpétua. O PMO está sempre à procura de novas e melhores formas de fazer as coisas. Eles têm a vantagem de agregar as lições aprendidas a partir de projetos anteriores e a missão de implementar essas melhores práticas em toda a organização. Além disso, existem inúmeras oportunidades para gerentes de projeto em continuar a sua educação através de treinamentos ou livros e trazerem novos conhecimentos de volta para suas empresas.
  5. Transcende departamentos. ‘Por que nós todos não podemos apenas seguir em frente?’ É um questionamento comum em muitas empresas. Um departamento pode disputar com outro sobre prioridades, exigências irrealistas ou prazos não razoáveis. Um PMO pode mediar as conversas acaloradas e manter todos focados no objetivo maior. Os membros do PMO podem facilitar sessões entre departamentos com a finalidade de identificar a causa raiz de problemas e apresentar alternativas.
  6. Reduz o custo. Todos os benefícios de um PMO, como descrito acima são essenciais. Mas, economias reais podem aparecer quando tornamos os recursos capazes de realizar o seu trabalho mais rápido. É como lucro líquido. O valor de todos trabalhando melhor? Não tem preço!

Você pode se beneficiar de um PMO, independentemente do tamanho da sua empresa. Mesmo que as empresas de maior dimensão sejam suscetíveis de benefício em múltiplas maneiras exponencialmente, uma empresa pequena (mas crescente) precisa de pelo menos fomentar o espírito de um PMO. É mais fácil colocar a fundação no lugar enquanto ainda se é pequeno, em vez de voltar e implementar um PMO mais tarde.

Fonte: www.mpmm.com – Method 123 Project Management Methodology

Tradução: Marcelo S. Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 76 attacks.