Primeiro projeto e a Covid-19

Por em maio 10, 2020 - Visualizado 252 Vezes

Muito provavelmente não era assim que você esperava seu primeiro projeto. Você sabia que haveria alguns obstáculos a ultrapassar. Mas você nunca imaginou que a pandemia do COVID-19 atingisse e atrapalhasse praticamente todos os aspectos do seu projeto.

Então, o que você faz? Como você reage sem nenhuma experiência em GP anterior para se basear? Você precisa pelo menos manter as coisas funcionando até encontrar alguma clareza.

Uma boa notícia pra você! Nenhum de nós, nem mesmo os mais experientes, está preparado para o que está acontecendo agora. Nunca houve nenhum problema tão próximo desse nível antes, com todos os países enfrentando graves impactos em vários setores da indústria, economia em colapso e a sociedade amedrontada com um inimigo invisível. Nenhum de nós tem nenhuma experiência para recorrer ao tentar descobrir como lidar com as coisas desta vez.

Uma vez dito isto, reconheço que os GPs com mais experiência terão mais confiança em seguir um caminho. Eles podem estar tão preocupados quanto você, mas eles têm alguma experiência anterior para orientar a direção de suas ações. Os GPs mais experientes e solidários ficarão felizes em ajudá-lo a administrar seu caminho, mas lembre-se de que eles tem seus próprios projetos para lidar, portanto, o tempo deles é limitado. E, claro, é mais difícil colaborar efetivamente com a separação física dos colegas que todos estamos enfrentando.

Existem algumas diretrizes básicas que os novos gerentes de projeto podem seguir até conseguirem uma orientação mais clara. Isso não garantirá que você entregue um projeto como se nada tivesse acontecido, mas permitirá demonstrar que você está no controle. Isso manterá a equipe focada no trabalho certo e dará a eles um objetivo no momento em que provavelmente se sentirem muito desconfortáveis. E mostrará que, embora você seja um novo gerente de gestão, ainda pode permanecer calmo sob pressão e tomar as ações apropriadas:

  • Suponha que o projeto continue o mais próximo possível do normal. Sabemos que esta crise atual está causando grandes quantidades de perturbações em muitos aspectos dos negócios, mas, a menos que você tenha sido especificamente informado pelo seu cliente ou seu empregador que a iniciativa está sendo suspensa, você deverá continuar trabalhando na execução do planejado no melhor da sua habilidade.
  • Seja criativo na superação de desafios. A maioria dos projetos enfrentará algumas dificuldades para cumprir o que foi planejado. Você pode ter um problema com os fornecedores, dificuldades para chamar a atenção das partes interessadas para resolver questionamentos ou tomar decisões, pode ainda haver limitações na capacidade da equipe de trabalhar devido à sua ausência no escritório ou problemas com as conexões remotas. Isso é de se esperar, mas você precisará ser muito criativo para contornar esses obstáculos e manter as coisas em movimento.
  • Mantenha o foco nas metas do projeto. A criatividade na superação de problemas será importante, mas sempre atue com a intenção de proteger a capacidade do projeto de atender aos objetivos comerciais pretendidos. À medida que seu empregador determina a melhor forma de avançar, essas necessidades podem mudar; mas até que isso ocorra (caso venha a ocorrer), você e a equipe devem assumir que os objetivos iniciais ainda são sua prioridade.
  • Manter a comunicação… Porém, se puder tente aumentá-la. Você precisará fazer muitos ajustes no planejamento para manter o trabalho em movimento, e alguns desses ajustes precisarão ser feitos rapidamente. Além disso, algumas das mudanças exigirão mais ajustes à medida que você encontra novos obstáculos. A menos que você esteja capturando essas escolhas e decisões e as compartilhando com todas as partes interessadas, as coisas serão perdidas. O mesmo vale para as decisões tomadas pelas partes interessadas e para os momentos em que você tentou envolver as partes interessadas e não teve êxito. Finalmente, com uma equipe remota, aumenta a necessidade de comunicação eficaz, pois há menos oportunidades para a equipe ser informada simplesmente por estar no ambiente de escritório.

Essas ações terão níveis variados de eficácia, dependendo da quantidade de interrupção que seu projeto, organização e indústria estão enfrentando. Mas fará sua organização ganhar tempo para tomar as decisões corretas sobre como seu projeto continuará.

Apesar dos seus melhores esforços nessa crise, as chances são de que seu projeto seja submetido a mudanças significativas à medida que seu empregador tentar retornar às operações normais no final desta fase atual da pandemia. O impacto foi tão severo que há uma chance muito boa de que o financiamento do projeto precise mudar para projetos de recuperação e consolidação. E com menos dinheiro disponível para investimento devido à desaceleração econômica global, isso significa que vários projetos anteriormente financiados serão diminuídos, adiados ou cancelados.

Bem, para finalizar tenho mais uma boa notícia pra você! Se uma de suas primeiras tarefas como GP foi um projeto impactado pelo COVID-19, você não terá problemas para lidar com os desafios que os projetos futuros trouxerem para você!

Fonte: https://www.projectmanagement.com/ (Adaptação baseada em texto de Andy Jordan)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 1101 attacks.