O que é Coaching?

Por em agosto 23, 2017 - Visualizado 262 Vezes

Coaching é a maior metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade e a carreira que mais cresce no mundo. O Coaching é uma palavra em inglês que define um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e em sua evolução contínua.

A palavra Coaching vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu autoconhecimento e empoderamento. “Coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional”.

Neste cenário temos um profissional (coach) que tem como missão auxiliar estas pessoas a encontrarem a si mesmo, bem como suas potencialidades, para que despertem suas melhores versões. O coach pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. O coach, através de técnicas e ferramentas apropriadas, possibilita que o coachee busque dentro de si mesmo a solução para os seus problemas.

O profissional de Coaching atua como um estimulador externo focando na condução do seu cliente de um estado atual para o seu estado desejado.  O coach não dá respostas ou conselhos. Faz perguntas, confronta, investiga e estimula o coachee a fazer descobertas. Não existem fórmulas mágicas que atendam as necessidades próprias de cada pessoa. Quando o coachee, com a ajuda do coach, olha para dentro de si mesmo, ele descobre suas forças, suas crenças limitantes, seus valores e a partir deste novo conhecimento, ele se torna capaz de criar seu próprio plano de sucesso.

O coach não diz para o seu cliente o que ele deve fazer, o que é certo e o que é errado e também não presta consultorias. O Coaching não se assemelha a uma terapia, porque não trabalha com o inconsciente do coachee e sim com a sua mudança de comportamento.

O que acontece é uma transformação, de um indivíduo ou uma equipe, que tem alguma missão ou mudança a ser feita e precisa de ajuda para encontrar suas respostas e traçar o seu próprio caminho até o estado desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 198 attacks.