MS Project 2013: Relacionamento entre as tarefas

Por em maio 13, 2014 - Visualizado 2827 Vezes

Relacionamento entre as tarefas

Em geral, existe uma sequência correta para a execução de tarefas. Quando você cria sua lista de tarefas, percebe que todas elas se iniciam na mesma data, que é a data de início do projeto. Entretanto, muitas vezes na execução de um projeto pode haver dependências entre tarefas individuais. Algumas tarefas só podem iniciar quando outra estiver concluída ou outra situação peculiar. Estas dependências são representadas pelos relacionamentos onde uma tarefa é antecessora de outra(s). Portanto, é necessário determinar o tipo de relacionamento que ocorre entre as tarefas do projeto que está sendo desenvolvido.

Este relacionamento entre as tarefas pode ser criado através da coluna predecessoras no gráfico de Gantt ou através da edição das informações da tarefa. O padrão de relacionamento definido pelo Project é o Término–a–Início (TI). Para colocar outro tipo de relacionamento, basta que seja digitada a sigla de relacionamento desejada após o número da tarefa que será predecessora.


Antecipações ou retardamentos no início das tarefas

Algumas vezes precisamos incluir períodos de antecipação ou de folga entre as tarefas. A folga ocorre quando existe um tempo livre entre o fim de uma tarefa e o início da seguinte. A antecipação, quando uma tarefa tem início antes da anterior ter sido finalizada.

Para aplicarmos os tempos de folga ou antecipação, na coluna “Predecessoras” e ao lado do número da tarefa que será precedida, digitamos o número de dias de folga (positivo) ou antecipação (negativo).

 

Restrições entre as tarefas

Restrições são limites que influenciam como o MS Project calcula as datas de início e de término das tarefas. Podem ser de vários tipos:

Tabela 2 - Restrição entre as tarefas

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