Evite irritar sua equipe de projetos

Por em agosto 6, 2013 - Visualizado 1641 Vezes

Fonte: ProjectManager.com

Projetos são feitos por equipes – você sem nenhuma dúvida já ouviu isso, mesmo se você está trabalhando em projetos somente há pouco tempo. Isso é ótimo, mas na condição de gerente de projeto, você está no comando da equipe. Essa posição coloca-o sob um grau de pressão razoável, tanto para manter a equipe focada quanto para garantir que as relações de trabalho sejam harmoniosas.

Infelizmente, muitas vezes podemos gastar muito tempo nos certificando de que os membros da equipe trabalham uns com os outros adequadamente, e negligenciamos o fato de que eles também precisam trabalhar de forma eficaz conosco, gerentes de projeto. Alguns dos nossos comportamentos como líderes de equipe podem contribuir para uma equipe de baixo desempenho, por isso aqui estão sete maneiras que você poderia estar inadvertidamente chateando os membros da equipe do projeto. De quantas delas você é culpado?

1. Não compartilhar o progresso

Sua equipe do projeto é parte integrante do projeto, e não há nenhuma razão para mantê-los no escuro sobre como as coisas estão indo. Afinal, eles estão ajudando a fazer o projeto andar! Você pode pensar que não há necessidade de um membro da equipe do projeto, com foco em requisitos para a equipe de vendas, por exemplo, saber sobre o progresso na aquisição de hardware, mas realmente ajudará a todos ter um bom conhecimento de como estão as coisas no geral.

Você pode fazer isso facilmente. Não é trabalho extra disponibilizar os relatórios de status do projeto para eles, seja por via eletrônica através do seu software de gerenciamento de projetos ou por e-mail com uma cópia do seu relatório. Se você envia regularmente um resumo do status do projeto para outras pessoas, por que não copiar a equipe do projeto também? Como alternativa, tire alguns minutos no início de cada reunião de equipe para atualizar a todos sobre aonde o projeto está.

2. Pedir atualizações de status o tempo todo

É muito chato ser perseguido para dar informações de status o tempo todo. Dê à sua equipe uma forma de atualizar suas próprias informações para que eles não tenham que estar constantemente dizendo a você o que estão fazendo. Isso pode ser tão fácil quanto lhes conceder o acesso ao seu software de gerenciamento de projetos para que eles mesmos possam atualizar suas tarefas e progressos.

3. Tomar decisões sozinho

Há dezenas de decisões a serem tomadas regularmente nos projetos. Como gerente de projeto, pode ser tentador tomar essas decisões sozinho. Você pode até sentir que é seu trabalho fazê-lo, ou que você não quer incomodar a equipe do projeto com perguntas. Talvez você pense que não vão respeitar a sua autoridade, se você pedir-lhes ajuda quando se trata de decisões. Você estaria errado.

A melhor maneira de ganhar o apoio é pedir opinião para tomar decisões. Os membros da equipe do projeto são provavelmente mais conhecedores de alguns assuntos do que você. Você sempre pode colher diferentes contribuições e usá-las para tomar a decisão fina.  Sua equipe ainda irá gostar de terem sido convidados a opinar, mesmo se você não concordar com a sua avaliação ou decisão e optar por tomar uma rota alternativa.

4. Delegar o trabalho sem graça

O gerenciamento de projetos inclui uma boa quantidade de administração e documentação burocrática (mesmo que a maior parte seja digital nos dias de hoje). Há reuniões que precisam ser registradas através de atas,  relatórios para produzir, fotocópias, faturas para processar… Em suma, há um monte de trabalho pesado – trabalho de baixo nível, repetitivo e potencialmente chato – para fazer.

Não delegue isso para os membros da equipe o tempo todo. Faça uma rotação entre os membros da equipe e assuma uma parte considerável destas tarefas. Sua equipe do projeto vai agradecer e apreciar que você não está descarregando todo o peso neles.

5. Sair mais cedo

Você deve encorajar todos a ter um bom equilíbrio entre trabalho e vida e terminar o trabalho no horário certo. Se eles não conseguem concluir suas tarefas feitas dentro de um dia de trabalho razoável, então você provavelmente está exagerando ou produzindo estimativas subestimadas. Se eles precisam trabalhar mais tempo, certifique-se de que você também esteja fazendo a sua parte.

Não é necessário que você fique até tarde ou trabalhe nos finais de semana só porque isso foi exigido de alguém da equipe. Se você não pode adicionar qualquer valor por estar com eles, então não vale a pena. No entanto, não vá embora consistentemente mais cedo, enquanto ao mesmo tempo sobrecarrega os membros da equipe com um monte de coisas extras para fazer. Seja justo.

6. Não explicar os objetivos

Os membros da sua equipe sabem por que estão trabalhando em seu projeto? Certifique-se de ter tido tempo para explicar os objetivos do projeto e o valor que cada indivíduo acrescenta. Você pode ter feito isso no início do projeto, mas não se esqueça de fazer o mesmo para qualquer novo membro da equipe que se junta ao projeto. Também vale a pena conversar com seus gerentes fucionais para que eles também tenham um apreço sobre os benefícios de seu membro da equipe estar amarrado ao projeto.

7. Esconder seu patrocinador

Seu patrocinador do projeto não é alguém para manter escondido a portas fechadas. O patrocinador podem ser um importante gerente sênior, mas é bom para a equipe e para eles se tiverem um interesse ativo no projeto. Convide seu patrocinador para algumas reuniões e para conhecer a equipe. Se necessário, você pode informá-los sobre quem são os membros da equipe e quais são seus papéis no projeto antes de qualquer reunião. Sua equipe irá apreciar o interesse do seu patrocinador no trabalho.

Se você não apresentar o patrocinador para o resto da equipe pode parecer que a contribuição da equipe está passando despercebida pela alta administração. Também poderia parecer que você está criando uma barreira entre o patrocinador e a equipe para se colocar em uma posição de poder, e isso pode ser desagradável. Certifique-se de que sua equipe tenha a oportunidade de ouvir as coisas diretamente do seu patrocinador de tempos em tempos, especialmente os objetivos, visão do projeto e a palavra “obrigado”!

Algumas pessoas em equipes de projeto serão mais fáceis de chatear do que outras. É uma das peculiaridades do trabalho em equipe! Conheça os membros da equipe como indivíduos, e você estará melhor equipado para ajudá-los a contribuir de forma mais eficaz em seu projeto. No entanto, estes sete pontos são coisas gerais que incomodam a todos, incluindo os mais tranquilos membros da equipe. A boa notícia é que, como você viu, é fácil não fazer essas coisas, ou parar de fazê-las. Algumas pequenas mudanças farão as relações de trabalho com os membros da equipe muito melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 132 attacks.