Ei você PMP, sua certificação não é para sempre!

Por em abril 6, 2016 - Visualizado 1041 Vezes

Todos os profissionais certificados como PMP (Project Management Professional – PMI®) precisam comprovar regularmente ao PMI, que continuam seu desenvolvimento nas melhores práticas de gerenciamento de projetos, ou seja, precisam manter sua certificação válida de acordo com o programa de desenvolvimento profissional contínuo.

Continuing Certification Requirements – CCR

Para o PMI, isto é chamado de Exigências de Continuação de Certificado (Continuing Certification Requirements), na qual cada PMP deve “ganhar” PDUs (Professional Development Units) durante um ciclo de 3 anos para manter a sua credencial. Ao final desse período, você precisa comprovar ter realizado o seu desenvolvimento profissional.

PDU é a unidade de medida utilizada pelo PMI para quantificar as atividades profissionais exercidas e de aprendizado aprovadas, relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos, desde que consistentes com as áreas de conhecimento e processos descritos no Guia PMBOK®.

Como regra básica, podemos considerar cada hora gasta em alguma atividade de desenvolvimento profissional equivalente a 1 PDU. A atividade deve ter no mínimo uma hora completa para ser aceita, entretanto, frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora, podem ser reportadas.

Há vários modos de obter PDUs, conforme especificado no programa CCR. Participar de cursos e seminários, bem como muitas atividades exercidas profissionalmente podem contabilizar PDUs. A maioria dos treinamentos e seminários são pagos, mas há também formas gratuitas para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Atenção!

Desde o dia 1º de dezembro de 2015, estão valendo novas exigências do PMI® para o registro e acúmulo de PDUs.

Não houve mudança no total de PDUs necessárias para manter sua credencial PMP (permanece 60 PDUs), entretanto, a proporção de PDUs necessária em diferentes categorias mudou com base no ‘PMI Talent Triangle’ (Triângulo do Talento do PMI).

PMI Talent Triangle

O ‘PMI Talent Triangle’ é uma combinação das habilidades: técnicas, de liderança e gestão estratégica e de negócios. Essas áreas são descritas a seguir:

Gerenciamento Técnico de Projetos: Conhecimento, habilidades e comportamento relacionados com domínios do Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio. Educação neste domínio pode incluir treinamento em: gerenciamento avançado de projeto, técnicas para aperfeiçoar EAPs, técnicas para coletar e documentar requisitos, práticas ágeis, gerenciamento de riscos, ferramentas de gerenciamento, dentre outros.

Liderança: Conhecimento, habilidades e comportamento orientados para a liderança que permite auxiliar uma organização a alcançar seus objetivos de negócios. Educação neste domínio pode incluir treinamento em: negociação, comunicação, motivação, resolução de problemas, resolução de conflitos, dentre outros.

Gerenciamento Estratégico e de Negócios: Conhecimento e experiência na indústria ou tipo de organização na qual trabalha, que pode melhorar o desempenho e proporcionar melhores resultados de negócios. Educação neste domínio pode incluir treinamento em: conhecimento do produto, conhecimento da indústria, análise de negócios, alinhamento da estratégia de inovação, alinhamento da estratégia do mercado, finanças, marketing, segurança, dentre outros.

Atualizações no Programa CCR

Para renovar sua certificação PMP, as atividades nas quais pode obter PDUs permaneceram as mesmas, ou seja, você continua podendo ganhar PDUs nas categorias de Educação e Contribuição (Giving Back).

Entretanto, algumas observações são importantes, dependendo do seu período de renovação:

Ciclo de renovação expirando entre 01.dez.2015 e 30.nov.2017

  • Os requisitos para as categorias Educação e Giving Back não mudaram.
  • A conformidade com o novo formato é incentivada, mas não é obrigatória para renovar (embora o cadastramento das PDUs seja de acordo com as 3 áreas).
  • Após a renovação, ao iniciar um novo ciclo, será necessário adequar-se às novas regras.

Ciclo de renovação iniciado a partir do 01.dez.2017

Uma visão geral dos requisitos para a continuidade da certificação que serão aplicados está descrita a seguir:

Categoria Educação

Na categoria “Educação”, deve ser reportado no mínimo 35 PDUs, sendo que um mínimo de 8 PDUs, deve ser reportado em cada uma das faces do “PMI Talent Triangle”:

  • Gerenciamento de Técnico de Projetos: Conquistar um mínimo de 8 PDUs em educação para a aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados com o Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio. Por exemplo: cronogramas, valor agregado, riscos, lições aprendidas.
  • Liderança: Conquistar um mínimo de 8 PDUs em educação para a aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos orientados à liderança. Por exemplo: liderança de equipes, comunicação, negociação.
  • Gestão Estratégica e de Negócios: Conquistar um mínimo de 8 PDUs em educação para a aquisição de conhecimento e experiência na indústria ou organização que você trabalha. Por exemplo: engajamento de partes interessadas, análise de negócios, finanças, marketing, segurança.

Note que não é permitido requerer PDUs sobre a participação em um mesmo curso ou atividade mais de uma vez.

Observe que você pode obter o total de 60 PDUs para a certificação PMP por meio de atividades de ensino. Isso mesmo, você não leu errado! Não há limite de PDUs para esta categoria!

A categoria educação inclui a “aprendizagem autodirigida”, que compreende atividades individualizadas envolvendo pesquisa realizada pessoalmente ou estudo, tais como:

  • Ler artigos, livros, manuais de instrução ou outro tipo de material educacional;
  • Assistir a vídeos, webinars, podcasts ou outros tipos de conteúdo digital disponível online ou por demanda;
  • Participar de discussões formais com colegas, clientes ou consultores;
  • Ser treinado ou orientado por um instrutor ou consultor.

Para a renovação da certificação PMP, até 30 PDUs podem ser obtidas por aprendizagem autodirigida.

Categoria Contribuição

A quantidade máxima de PDUs que se pode ganhar nesta categoria foi reduzida para 25 PDUs (no ciclo anterior eram 45 PDUs). Os três domínios para a “contribuição” e o máximo de PDUs em cada uma deles são os seguintes:

  • Voluntariado: todas as 25 PDUs podem ser obtidas através do voluntariado;
  • Criação de Conhecimento: todas as 25 PDUs podem ser obtidas por “criação de conhecimento”;
  • Trabalhar como profissional: um máximo de 8 PDUs pode ser adquiridas por “trabalhar como um profissional”.

PDUs obtidas, as quais ultrapassem o limite máximo de 25 nesta categoria, simplesmente não serão contabilizadas.

Resumindo

Para acumular PDUs suficientes e manter sua credencial, leve em consideração um planejamento para adquirir um mínimo de 8 PDUs em cada um dos três conjuntos de habilidades definidos no Triângulo do Talento do PMI.

Lembre que a quantidade máxima de PDUs possíveis em “trabalhar como um profissional” mudou para 8 PDUs e que estas fazem parte do limite máximo de 25 PDUs disponíveis na categoria “Contribuição”.

Não é preciso estar exercendo a função ou o cargo de gerente de projetos para continuar acumulando PDUs, pois não há limite máximo de PDUs na categoria “Educação”.

Infográfico

Clique para ampliar.

New_PMI_CCR_PRogram

Leia mais…

Novo guia do PMI com orientações: CCR Program Handbook

Detalhamento sobre essa atualização: CCR Updates

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 235 attacks.