Como obter PDUs simplesmente por fazer o seu trabalho

Por em abril 27, 2015 - Visualizado 1507 Vezes

Como um PMP (Project Management Professional – PMI®) você precisa manter sua certificação válida de acordo com o programa de desenvolvimento profissional contínuo. Isto é chamado de Exigências de Continuação de Certificado (Continuing Certification Requirements). Você tem de ganhar PDUs (Professional Development Units) em um período de 3 anos para manter a sua credencial. Ao fim desse período de 3 anos você precisa comprovar ter realizado o seu desenvolvimento profissional.

Contudo, gerentes de projeto são pessoas ocupadas e tentar realizar o desenvolvimento profissional pode ser difícil quando você está planejando ou executando seus projetos durante o dia e várias vezes à noite. Então, quando você vai conseguir fazer isso?

Preste atenção nesse segredo: se você estiver trabalhando como um gerente de projeto você pode obter PDUs simplesmente por fazer o seu trabalho. Veja como.

 

Category B: Continuing Education

Você não precisa obter uma graduação ou um curso acadêmico para solicitar PDUs nesta categoria. Qualquer treinamento oferecido pela sua companhia envolvendo algum elemento do gerenciamento de projetos pode ser considerado. Digamos que a sua companhia introduziu uma nova ferramenta ou software de gerenciamento de projetos corporativo. A empresa ofereceu uma hora de treinamento para cada gerente de projeto, cobrindo como usar e funcionalidades disponíveis no software. Também poderia cobrir processos de gerenciamento de projetos internos como status de projeto. Esta uma hora de treinamento pode ser contada para o seu total de PDUs.

Caso a sua companhia ofereça um treinamento de gerência com duração de um dia inteiro, cobrindo como gerenciar pessoas, fazer avaliações e incluiu uma hora em técnicas de gerenciamento de projetos. O conteúdo pode até ser material básico que você já tem conhecimento (embora pudesse ser novo a outros participantes), mesmo assim o treinamento ainda conta. Você só pode solicitar o tempo que você gastou na educação sobre gerenciamento de projetos, portanto neste caso você pode solicitar uma hora.

Solicitação: 1 hora de treinamento em um tópico relacionado com gerência de projetos equivale a 1 PDU. Informe PDUs em incrementos de 15 minutos, então se o seu curso foi 1.5 horas você pode solicitar 1.5 PDUs.

Evidência: Se você for auditado, terá de fornecer o formulário de registro, confirmação de presença, certificado do seu empregador, materiais do curso, programa de curso ou outra evidência provando que você assistiu e o que você aprendeu. Eles também pedirão as qualificações do instrutor.

 

Category C: Self-Directed Learning

Estudar sozinho parece com algo que você tenha de fazer no seu tempo de folga, mas você pode realizar isto no seu emprego durante o dia. Os exemplos da auto aprendizagem no local de trabalho incluem:

  • Leitura de material da imprensa (da indústria), livros ou sites web no seu intervalo de almoço.
  • Ter discussões formais com colegas ou consultores (o PMI é um pouco vago sobre este tópico – presumo que conversas sobre o seu projeto, coisa que a maioria de nós faz todos os dias, não conta, mas um workshop estruturado para a adoção de uma nova metodologia de gerenciamento de projetos poderia ser considerado).
  • Sendo mentorado ou treinado por alguém.

Obviamente tudo tem de estar relacionado ao gerenciamento de projetos, então se você estiver sendo treinado sobre habilidades de liderança, terá de comprovar como isto se relaciona diretamente com equipes de projetos para poder ser contado.

Solicitação: 1 PDU durante cada 1 hora até o limite de 30 por ciclo de certificado.

Evidência: Guarde os registros (atas) suas discussões e um log de datas.

 

Category D: Creating New Project Management Knowledge

Nem todos nós escrevemos livros ou damos conferências como parte do trabalho. Mesmo assim, trabalhando como um gerente de projeto ainda lhe dá a oportunidade de solicitar PDUs nesta categoria. Se você escrever um artigo sobre o seu projeto (ou qualquer outro tópico sobre gerenciamento de projetos) para a newsletter da empresa que trabalha, então isto conta!

Muitos gerentes de projeto incluem este tipo de coisa como parte dos seus planos de comunicação de projeto, assim há normalmente a oportunidade de fazer isto várias vezes em um mesmo projeto.

Você pode, inclusive, publicar seu artigo aqui no Projeto Gerenciado (Publique no PG) e solicitar seus PDUs, correspondendo ao tempo que gastou para escrevê-lo.

Solicitação: 1 PDU para cada 1 hora.

Evidência: Guarde uma cópia dos artigos ou publicações, incluindo os endereços online, no caso de exposição na internet.

 

Category E: Volunteer Service

Serviço Voluntário é algo que você faz fora do trabalho, certo? Errado! O trabalho que você realiza no seu emprego pode contar como serviço voluntário se você seguir as diretrizes corretas. Mentorar um colega ou ser um orientador também contam como serviço voluntário, mesmo se for realizado com alguém que também é funcionário na mesma empresa que você.

As suas discussões de mentoração devem ser sobre tópicos de gerenciamento de projetos (você só pode solicitar PDUs sobre sessões de mentoração que são relacionadas com gerenciamento de projetos). Estas devem ter um objetivo definido, como a revisão em conjunto da documentação do projeto e devem ser usadas técnicas e ferramentas conhecidas. Apóie-se apenas em recursos nos quais você tenha confiança e conheça as credenciais dos autores.

Solicitação: 1 PDU para cada 1 hora.

Evidência: Guarde os registros (atas) das suas discussões de mentoração e um log de datas. Caso seja ainda possível, peça ao seu “mentorado” para assinar o seu log, de maneira a confirmar a ocorrência da mentoração.

 

Category F: Working as a Professional in Project Management

Finalmente chegamos à categoria sobre realizar de fato o seu trabalho. Se você trabalhar como gerente de projeto durante pelo menos 6 meses dentro de um período de 12 mês você pode solicitar PDUs simplesmente pelo seu trabalho. Ah, e ninguém vai verificar se o seu projeto foi um sucesso ou não.

Solicitação: 5 PDUs por cada período de 12 meses, portanto um total de 15 no ciclo de 3 anos.

Evidência: Tenha uma cópia da descrição do seu cargo e a prova do seu vínculo empregatício.

O seu total para as categorias D, E e F não deve exceder 45 em nenhum ciclo de recertificação, mas acho que isto é gerenciável para a maioria das pessoas.

Então, você acabou de saber como pode ganhar PDUs simplesmente por fazer o seu trabalho! Se você seguir estas dicas completará logo o seu total de PDUs e a sua recertificação como PMP será fácil.

Observações:

  • Certifique-se de verificar possíveis alterações de requisitos durante seu ciclo de 3 anos diretamente do PMI para garantir que os treinamentos realizados (Category B: Continuing Education) estejam sempre qualificados.
  • Prepare um plano de recertificação com tópicos de estudo e atividades que levam à PDUs. Inclua os itens do plano na sua lista de tarefas pessoais. Mantenha o controle de suas atividades para que você tenha tempo de sobra para concluir tudo antes do prazo limite. Isto torna mais fácil o seu caminho para a recertificação.

 

Você achou esta informação relevante? Por favor, deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 76 attacks.