Como obter PDUs grátis!

Por em março 11, 2014 - Visualizado 3843 Vezes

O PMI adota um programa de Exigências de Continuação de Certificado (CCR) para estimular os membros a manter suas habilidades e conhecimento atualizados. Isto basicamente significa que para manter o seu certificado (seja ele PMP, CAPM ou PgMP), você tem de atingir a exigência mínima por ciclo de Unidades de Desenvolvimento Profissionais (PDUs).

Venda casada

Para algumas pessoas isto é visto como uma apropriação de dinheiro, como a venda de uma impressora jato de tinta barata, cujos cartuchos de tinta originais são excessivamente caros. Situação muito semelhante seria ficar preso a pagar constantemente para renovar aquela credencial que você lutou tanto para obter, caso contrário pode perdê-la. Então a cada três anos, você tem de comprovar que realizou cursos suficientes e assistiu a reuniões locais (ambos os quais o PMI pode lhe prover mediante uma taxa) para assegurar aquelas credenciais valiosas que ficam no seu CV e na sua assinatura.

Ei! As coisas mudaram!

Enquanto a mentalidade compartilhada por muitos gerentes de projeto é de que o processo é severamente engessado, desde 01.Mar.2011, o PMI aumentou a elegibilidade de atividades qualificadoras e simplificou as categorias de requisições de PDU. Também, o programa CCR é um tanto encorajador aos membros para formar novos PMs, que devolvem conhecimento à profissão, como também estimula a aprendizagem. Portanto, as suas opções podem ser muito mais numerosas do que você pensa.

Para quem está preocupado com o orçamento (admita, você está aqui principalmente porque o título diz “grátis”), há abundância de maneiras para cumprir os seus 60 PDUs dentro de um ciclo de três anos que não custam nenhum centavo. Sim, todos os seus PDUs grátis!

PDUs Grátis

Assistir a treinamentos e palestras também é um modo válido de ganhar PDUs, porém ambos os formatos de apresentação tem um custo que tem de ser repassado aos participantes (às vezes com uma margem de lucro alta). Este artigo concentra-se nas “amostras grátis”, nos PDUs que podem ser obtidos com custo zero. Agora, como um “almoço grátis”, esses PDUs não são totalmente gratuitos – você tem de investir algum tempo e o esforço na obtenção deles. Contudo, se o orçamento é a sua restrição primária, então este nunca será um obstáculo para você manter as suas credenciais atualizadas.

Compreendendo a elegibilidade de PDUs

As velhas categorias de PDUs eram bastante confusas, com 18 categorias e numerosos limites e exclusões. O novo processo reduz essas 18 categorias abaixo a somente 6 e simplifica muito o processo. As duas categorias principais são:

• Educação – Isto inclui não somente os cursos ou treinamentos formais, mas também leitura de livros de gerenciamento de projetos e observação de podcasts, videos e webinars. Também cobre atividades que você não pode ter conhecimento como discussões formais com colegas e colaboradores sobre gerenciamento de projetos (e você ainda é pago para fazer isto!) e ser mentorado por colegas ou colaboradores.

• Dar retorno à profissão – Este é um grupo de categorias menos utilizado que pode prestar contas de até 45 PDUs do total de 60 que você precisa para um credencial PMP ou PgMP. Você pode ganhar PDUs por autoria ou co-autoria de artigos relevantes (como este), boletins e publicações em blogs, bem como apresentação de webinars, podcasts, palestras, painel de discussões, etc.

Você também pode reivindicar PDUs sob a categoria “Devolvendo à profissão” para algum trabalho voluntário, como ajudar em eventos do PMI ou até mesmo exercendo atividades de gerenciamento de projetos em uma comunidade ou grupo de caridade. Além disso, não se esqueça de que “trabalhar como um profissional em Gerenciamento de Projetos” (também conhecido por ser um gerente de projetos) dá a você 15 PDUs por ciclo de renovação de qualquer forma!

Não sabe como isso é possível?

Ainda não está convencido de que você pode obter todos os seus PDUs sem dinheiro?  Abaixo estão alguns exemplos de como três gerentes de projeto muito diferentes podem obter todos os seus PDUs sem gastar muito dinheiro.

Antissocial Ana – Ana não gosta de frequentar jantares pomposos, com todas aquelas mãos se agitando e o barulho das conversas enquanto a salada fica murcha. Isto a deixa um pouco preocupada quanto aos germes (ela gerencia uma equipe virtual).  Seu objetivo é obter os seus PDUs com o mínimo contato físico possível.

Ana aponta o navegador do seu iPad limpo com álcool para um dos muitos eBooks gratuitos sobre gestão de projetos e começa a ler. Observando o tempo que ela gasta lendo material gerenciamento de projetos e até mesmo trabalhando nos exercícios de fixação, ela rapidamente absorve até 30 horas e 30 PDUs na “Categoria C – Auto Aprendizado” e não têm sequer que falar com alguém… Bônus!

Ela ganha mais 15 PDUs por registrar os detalhes do trabalho regular em projetos sob o título “Categoria F – Trabalhando como um profissional em gerenciamento de projetos”, e seus últimos 15, escrevendo um artigo sobre “gerir de modo eficaz as equipes virtuais” para o newsletter do seu PMI Chapter local sob o título “Categoria D – Criando Novo Conhecimento de PM”. Tudo realizado a partir de sua bolha limpa e hermeticamente vedada!

Antenado Paulo – Paulo é um viciado em meios de comunicação social: blogs e webinars ocupam o seu mundo, desde verificar os seus Tweets logo que acorda até a atualização da sua página de Facebook antes de dormir. Paulo é online, não aceita aquelas salas de aula do século XX, que são maçantes para ele.

Paulo esteve moderando contribuições em seu Wiki PM site durante alguns anos como parte da sua vida online. O conteúdo que ele criou, e os podcasts que ele gera regularmente rendem-lhe 45 PDUs na “Categoria D – Dar Retorno à Profissão”. Juntamente com os 15 PDUs que ele recebe para a troca de emails com os seus colegas PM sobre técnicas de Project Management na “Categoria C – Auto Aprendizado”. Todos os PDUs conseguidos e tudo on-line.

Não se engane!

Embora a autoaprendizagem seja boa, “fazer coisas” pode ser um atalho para muitos PDUs excedentes. Ações falam mais alto do que um comportamento “nerd”.

Tutora Maria – Maria aprendeu gestão de projetos da maneira mais difícil: através de 30 anos de projetos do mundo real e as valiosas lições aprendidas em cada dificuldade ao longo do caminho. Agora ao se aproximar a aposentadoria, ela quer mentorar alguns dos rostos jovens brilhantes que ela vê em seu PMI Chapter local onde ela copreside uma série de eventos.

O programa de mentoração do seu PMI Chapter local, que a coloca como par de novos gerentes de projeto por 12×2 horas sessões lhe dá 24 PDUs na “Categoria E – Serviço Voluntário”.  Ela ganha mais 21 por seu trabalho nos eventos, esgotando os 45 PDUs nesta categoria. Vamos dizer que ela também recebe 21 PDUs na “Categoria A – Cursos oferecidos por R.E.P.s PMI or PMI Chapters e Comunidades” para assistir as apresentações que ela ajuda a organizar (ganhando sua admissão livre), pronto, ela já está com mais que os 60 PDUs necessários.

Conclusão

Espero que este tímido resumo de como obter PDUs tenha lhe mostrado que pensar diferentemente e conhecer as novas categorias de PDU, pode lhe ajudar a poupar muito dinheiro. Participar de alguns debates de gerenciamento de projetos é uma grande maneira de começar, bem como o voluntariado ou auxiliar gerentes de projeto mais juniores. Um resumo das novas categorias de PDU pode ser encontrado aqui.

No entanto, se você estiver mais para curtir um lazer, você pode querer explicar para o seu chefe que “Gerenciamento de Projetos Organizacional” é muito importante e que este curso em… Orlando? Que também é oferecido no Havaí… é fundamental para a estratégia da empresa. Além disso, a conferência em Dublin – Irlanda, perto da fábrica da Guinness vai fornecer imensa vantagem competitiva. Boa sorte!

 

Você achou esta informação relevante? Por favor, deixe um comentário!

2 Comentários

  1. Deborah Pontes

    19 de junho de 2017 at 2:52 pm

    Estou procurando reportar as horas de leitura de um livro mas não sei quantos pdus devo colocar, você poderia me dar um auxílio.
    Agradeço.

    • admin

      admin

      27 de junho de 2017 at 12:23 pm

      Olá Deborah,
      Obrigado pela visita!

      Como regra básica, podemos considerar cada hora gasta em alguma atividade de desenvolvimento profissional equivalente a 1 PDU (Ler um livro sobre Gerenciamento de Projetos, por exemplo). A atividade deve ter no mínimo uma hora completa para ser aceita, entretanto, frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora, podem ser reportadas.

      Para mais detalhes, leia também o post no link abaixo, pois algumas regras nas exigências de continuidade do certificado (CCR) mudaram em dezembro de 2015.

      http://projetogerenciado.com.br/ei-voce-pmp-sua-certificacao-nao-e-para-sempre/

      Atentamente,
      PG Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 168 attacks.