Chromebit: o pendrive que transforma sua TV em um computador

Por em abril 2, 2015 - Visualizado 1236 Vezes

O Google apresentou o Chromebit, novo dongle do tamanho de um pendrive regular, que conectado a uma TV, funciona como um desktop.

O Chromebit, fabricado pela Asus, foi descrito pele Google como “um computador completo que será comercializado por menos que US$ 100”. Ao conectar o aparelhinho a qualquer tela que possua entrada HDMI, você pode transformá-la em um computador. “É a evolução perfeita para um desktop e poderá ser muito útil para escolas e negócios”.

Ainda não há muitos detalhes sobre o hardware, mas se observarmos que o Chrome OS é um sistema leve, concebido para rodar diretamente a partir de um navegador, então ter um aparelho tão compacto com hardware modesto deverá ser suficiente para executar a maioria das tarefas sem problema.

A ideia é torná-lo capaz de rodar aplicações típicas de um computador, como apps de escritório, email e vídeo. É muito parecido com o Chromecast, mas adiciona funcionalidades de processamento e não apenas a interface de transmissão de conteúdo.

O funcionamento do dispositivo também não foi esclarecido pelo Google, mas provavelmente serão necessários periféricos, como mouse e teclado conectados por USB ou Bluetooth para usá-lo.

O dongle roda Chrome OS e o conjunto de hardware é bem razoável: um SoC quad-core Rockchip RK3288 com GPU Mali 760, 2 GB de RAM e 16 GB para armazenamento interno de dados. Para conectividade, há Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.0, porta USB 2.0 e o conector HDMI. Há ainda uma porta micro-USB que tem a função de alimentação elétrica.

Embora seja bastante interessante, o produto não é novidade. No início do ano, a Intel anunciou o Compute Stick, um PC em formato de pendrive, com a diferença que em vez de Chrome OS pode executar Linux, Android ou Windows 8.1.

O Google sabe que o novo dongle não deve causar uma “revolução” no mercado. O Chromebit deve atender a necessidades bem específicas, como carregar o dispositivo para usá-lo na TV do hotel ou fazer apresentações em eventos, por exemplo.

O lançamento deve acontecer até o final do segundo semestre nos Estados Unidos, mas ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 235 attacks.