Benchmarking em Gerenciamento de Projetos – 2012

Por em janeiro 26, 2013 - Visualizado 1328 Vezes
aspectos_da_pesquisa_en

Já foram divulgados os resultados do benchmarking em Gerenciamento de Projetos de 2012, realizado pelos 13 chapters brasileiros do Project Management Institute.

Este estudo aborda oito aspectos importantes para identificar o alinhamento das organizações às melhores práticas em Gerenciamento de Projetos. A análise de cada um destes aspectos está retratada em seções do estudo.

Dentre os contextos de pesquisa neste benchmarking, na seção “Processos e Metodologia”, que tem por objetivo apresentar como as organizações vêm utilizando boas práticas de Gerenciamento de Projetos, no item “habilidades valorizadas em um gerente de projetos”, as 730 organizações participantes da amostra mencionaram 12 itens. Os resultados estão muito semelhantes aos valores do ano passado, observando-se apenas uma troca nas últimas 2 posições em relação à 2011:

Habilidades valorizadas em um gerente de projetos

  •   1) 58.2%   Comunicação
  •   2) 50.2%   Liderança
  •   3) 41.8%    Negociação
  •   4) 31.1%    Conhecimento em gestão de projetos
  •   5) 28.9%    Iniciativa
  •   6) 25.6%    Conhecimento técnico
  •   7) 25.1%    Capacidade de integrar as partes
  •   8) 24.6%    Gerenciamento de conflitos
  •   9) 18.0%    Trabalho em equipe
  • 10) 10.9%   Organização
  • 11) 6.7%      Domínio de ferramentas de gestão de projetos
  • 12) 6.7%      Política

Analisando a sequência dos itens e seus percentuais, conseguimos identificar a tendência das organizações brasileiras, e a partir destes resultados podemos realizar algumas reflexões.

 

Comunicação

A habilidade “comunicação” em primeiríssimo lugar com 58.2% vem comprovar o quanto a comunicação é fator essencial em projetos. Nesta pesquisa, as organizações apontaram “comunicação” em 70% dos 20 principais problemas identificados em projetos. Complexa, abrangente e sempre importante, a comunicação em projetos engloba as relações entre toda a equipe, desde o gerente, patrocinador, cliente, usuários, fornecedores, áreas de governança e até executivos da empresa.

 

Organização

Mais uma vez a habilidade “organização” aparece nas últimas posições, mencionada nesta pesquisa por apenas 10.9% das organizações, é ainda muito preocupante saber que os gerentes de projetos são pouco exigidos a ter senso de organização. Manter as pastas do projeto organizadas, padronizadas e com documentos atualizados, facilita o controle das atividades, o controle de recursos, o acesso às informações e agrega profissionalismo ao gerenciamento.

 

Negociação

Também considerada uma habilidade valiosa e diretamente ligada à comunicação, “negociação” está destacada em terceiro lugar, citada 41.8% pelas organizações participantes da pesquisa. Trata-se de um processo complexo e bastante desafiador, que envolve ainda outras capacitações, como tomada de decisão e raciocínio rápido, além do domínio de diversas habilidades interpessoais. Na atualidade, onde o mundo está globalizado, saber conduzir negociações bem sucedidas é uma das maiores habilidades desejadas em um gerente de projetos.

 

Conhecimento em gestão de projetos

O item “conhecimento em gerenciamento de projetos” com 31.1% foi mantido em 2012 na quarta posição em relação ao ano passado, mostrando que a profissionalização nesta área ainda é valorizada pelas organizações no Brasil. Investindo na gestão de projetos, as organizações procuram garantir a realização dos projetos e seus objetivos dentro das condições de prazos, custos, qualidade e especificações previstas. O desenvolvimento destas habilidades ajuda principalmente a priorização em atender às demandas dos clientes e a lidar com as mudanças ao longo da realização dos projetos.

 

Habilidades de gestão de pessoas

Já vimos muitas vezes aquele filme, de um profissional técnico ser promovido para cargos de gestão de pessoas por apresentar bom desempenho na sua área de competência. Porém, este profissional na maioria das vezes não está preparado para gerir pessoas, não sabe como lidar com sua equipe de trabalho e inúmeras ocasiões precisa resolver conflitos sem saber como. A gestão de pessoas é muito importante na condução de projetos. É desafiador, pois consiste em desenvolver uma comunicação de transparência no dia-a-dia, onde o gestor precisa conhecer bem a sua equipe de trabalho, saber o que ela pode realizar e principalmente o que ainda não está capacitada, para conseguir desenvolver planos de treinamento coerentes. Um bom gestor sabe dar e receber feedback, incentivar, orientar, reconhecer e sabe buscar o que cada pessoa em sua equipe tem de melhor para integrá-la ao time.

As empresas tem atualmente uma grande carência de líderes preparados, com conhecimentos de técnicas de relações humanas e de gestão de pessoas. Essas habilidades são indispensáveis, entretanto os itens que tratam gestão de pessoas, como “Capacidade de integrar as partes”, “Gerenciamento de conflitos” e “Trabalho em equipe” foram subavaliados e estão listadas modestamente nas 7ª, 8ª e 9ª colocações com 25.1%, 24.6% e 18.0% respectivamente.

 

O “Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil” tem divulgação livre e gratuita pelo PMSURVEY.ORG. Os interessados nas informações preciam realizar um rápido cadastro no site. É importante ressaltar que este estudo não é uma pesquisa acadêmica, seus resultados devem ser interpretados como uma indicação sobre como as organizações vêm trabalhando o tema gerenciamento de projetos, e não como um guia ou um conjunto de melhores práticas.

Então, na sua opinião, há alguma outra habilidade que você considere essencial para um bom gerente de projeto que foi subavaliada? Deixe um comentário.

2 Comentários

  1. Charles

    10 de setembro de 2013 at 5:24 pm

    Onde encontro a pesquisa na integra?

    • Marcelo S. Barbosa

      Marcelo S. Barbosa

      22 de setembro de 2013 at 10:09 am

      Charles,
      O conteúdo integral deste estudo você encontrará em http://pmsurvey.org/, onde vai precisar se cadastrar para ter acesso às informações.

      1 abraço,
      Equipe PG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

InspectorWordpress has prevented 0 attacks.