11 competências de comunicação de líderes de projeto eficazes

Por em março 30, 2015 - Visualizado 1244 Vezes

Grandes líderes do projeto são objetivos, confiantes e focados. Eles dão o exemplo, promovem um ambiente enérgico e são especialistas em gestão das expectativas dos principais interessados

Por Redação – CIO/EUA

Os gerentes de projeto são abundantes, mas líderes de projeto altamente eficazes são muito mais difíceis de encontrar. Não só por seus conhecimentos técnicos e capacidades, mas pela forma como eles efetivamente se comunicam com outros profissionais, em todos os níveis.

Grandes líderes do projeto são objetivos, confiantes e focados. Eles dão o exemplo, promovem um ambiente enérgico e são especialistas em gestão das expectativas dos principais interessados. Aqui está um olhar mais profundo sobre estas características de comunicação de líderes de projetos de sucesso.

1 – Confiabilidade: A maioria das pessoas quer trabalhar e fazer negócios com os líderes que confiam. A confiança é uma das qualidades mais importantes que os gestores devem procurar em um líder. Se as pessoas não tiverem certeza se podem confiar em alguém, serão menos propensas a querer abraçar a visão e a direção do líder.

2 – Transparência: Esta característica caminha lado a lado com a confiança. Líderes fortes optam por ser transparentes nas suas comunicações. Eles querem que a equipe confie não só o que eles dizem, mas no significado de cada ação. Não há agendas escondidas ou a necessidade de ler nas entrelinhas. Transparência diz às pessoas muito sobre suas intenções. E a menos que a informação seja confidencial, a transparência é mais propensa a ajudar do que ferir.

3 – Concentração e estabilidade: Para conduzir o projeto de forma eficaz, é imperativo se concentrar em seus aspectos chave e manter a calma sob pressão. Nem todos os projetos saem como planejado. Na verdade, a maioria não sai. Mas é nessas horas que as equipes de projeto olham para seus líderes buscando serem mais racionais e terem bom senso. As equipes contam com a estabilidade e o pensamento equilibrado do líder para focar e voltar a ter agilidade.

4 – Objetivo e equitativo: Projetos complexos representam mais riscos para a equipe dinâmica, por exemplo, quando as partes interessadas individuais ou os objetivos do departamento entram em choque. Líderes fortes procuram ultrapassar construtivamente essas diferenças, são, inclusive em suas comunicações. Os líderes eficazes de projeto escutam mais de um lado sem viés e trabalham com as principais partes interessadas para priorizar ideias e encontrar as soluções certas que melhor suportem os objetivos estratégicos globais.

5 – Confiança: As partes interessadas e os executivos querem líderes de projetos confiantes em seus conhecimentos e habilidades, mas que não sejam arrogantes. Há uma grande diferença entre os dois: a arrogância tende a tornar os membros da equipe desconfortáveis e relutantes, especialmente ao compartilharem ideias e expressarem opiniões divergentes. A autoconfiança, por outro lado, permite que as equipes trabalhem em prol de objetivos comuns.

6 – Liderança pelo exemplo: Os verdadeiros líderes envidam todos os esforços para viver de acordo com as mesmas regras que eles esperam dos outros e afirmam para a equipe que eles, também as cumprem. Líderes de projeto fortes permitem que os membros da equipe utilizem os seus pontos fortes, dão o crédito quando devido e permanecem respeitosos com os outros profissionais em todos os momentos.

7 – Energia e motivação: Ninguém quer um líder pessimista, negativo ou desencantado. Com agendas lotadas e projetos que nem sempre caminham conforme o planejado, a disposição e as habilidades motivacionais do líder do projeto pode significar a diferença entre as equipes que trabalham de forma coesa ou não. Líderes de projeto altamente eficazes elevam o moral da equipe e motivam. Isso pode influenciar o buy-in em todos os níveis e manter o apoio ao longo do projeto.

De acordo com Matt Barney, fundador e CEO da LeaderAmp, a persuasão é uma qualidade importante: “Os líderes devem influenciar sistematicamente os outros para executar o projeto para atingir objetivos comuns”, diz ele.

8 – Coerência e flexibilidade: Flip-flop não é uma boa estratégia quando se trata de liderança. Grandes líderes do projeto são confiáveis e consistentes com a sua qualidade de comunicação, estilo e frequência – e ainda assim se adaptam com base nas necessidades do público. Líderes grande projeto são comunicadores confiáveis, capazes de desenvolver credibilidade junto aos patrocinadores do projeto e flexíveis e adaptáveis durante a mudança.

9 – Acessibilidade: É impossível para um líder de projeto ser eficaz se for inacessível. Os membros da equipe e os interessados precisam saber que eles podem acessar facilmente o seu líder de projeto e se comunicar com ele livremente e sem barreiras. Líderes de projeto altamente eficazes nunca estão indisponíveis, off.

10 – Clareza: Líderes de projeto adaptam seus métodos de comunicação, mídias e estilos aoseu público. Eles também têm a capacidade de tornar algo complexo em algo simples, para atingir o público em diferentes níveis.

11 – Respeito: Cultura, idade, sexo, experiência, educação e comunicação podem impactar os métodos de comunicação. Líderes de projetos eficazes se comunicam de uma forma clara e concisa, demonstrando respeito e valorizando as contribuições e opiniões dos outros. Eles entendem que o respeito é a chave para manter relações de trabalho positivas.

Fonte: CIO.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

InspectorWordpress has prevented 132 attacks.